SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Potengiense Edson Veriato em Goiania

Potengiense Edson Veriato em Goiania no maior encontro da juventude brasileira



Estudantes de todo o país, escolhidos em eleições diretas nas suas universidades, se encontram em Goiânia, entre os dias 29 de maio e 2 de junho, participar do 53º Congresso da UNE (Conune). São esperados 10 mil jovens, incluindo delegados eleitos em 98% das instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil. O processo eleitoral envolve quase 2 milhões de estudantes. Na capital do Goiás será eleita a nova diretoria da entidade, incluindo sua presidência. O encontro também definirá os rumos e posicionamentos para os próximos dois anos.



O Congresso da UNE é o maior encontro da juventude brasileira. Durante os cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes do universo da juventude.

As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional Praça Universitária da capital goiana, principalmente na PUC-GO e na UFG.

Comissão da Verdade da Une

Outro ponto alto da programação será a apresentação do primeiro relatório de trabalho da Comissão da Verdade da UNE, que está investigando o caso do ex-presidente da entidade, o goiano Honestino Guimarães. Durante o Congresso, terá início o processo de anistia de Honestino e sua família receberá um novo atesto de óbito, reconhecendo a responsabilidade do Estado brasileiro por seu desaparecimento, tortura e morte.

Eleições

O processo eleitoral, que é realizado de forma direta com voto em urna, começou no mês de abril com a escolha dos delegados eleitos e que têm a responsabilidade de representar a sua universidade no 53º Congresso da UNE, principalmente, no momento da eleição da nova diretoria e presidência da entidade. Cerca de 98% das instituições de ensino brasileiras realizaram eleições, com a participação de cerca de 2 milhões de estudantes que elegeram 7 mil delegados em todo o território nacional.

Segundo o regimento, cada Diretório Central dos Estudantes (DCE) em cada universidade organiza o processo eleitoral dos delegados, que são eleitos na proporção de um para cada mil estudantes. As universidades que não possuem um DCE puderam cadastrar uma comissão de 10 estudantes que, após aprovada pela comissão eleitoral, está apta a realizar suas eleições e eleger seus delegados.

Ivanildo Souza/Repórter Cidadão/Fm 104.9 Mhz - Potengi,Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...