SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Corpus Christi e festa de Padroeiro em Potengi


Tradicionais tapetes enfeitam ruas de Potengi no "Dia de Corpus Christi "

Com missa seguida de procissão Potengi celebra o feriado de Corpus Christi , ao longo da tarde desta quinta-feira (30) as ruas foram cobertas de tapetes, papel colorido e flores.

É neste cenário de adoração e fé ao dia de Corpus Christ que a comunidade resolveu homenagear também o Padre Cicero Cabloco paroco de Potengi da Igreja de São José.

A tradicional celebração da Igreja Católica começa no horário de 18hs com procissão de encerramento. Utilizando diversos tipos de materiais coloridos as pessoas montaram um tapete defronte a igreja local de Potengi por onde passa a procissão que acontece depois da missa.



Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de
Jesus Cristo. A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão a quinta-feira santa. É uma festa religiosa da Igreja Católica seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.


Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.


A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.




A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.





Coroação de Nossa Senhora em Potengi 2013





As noites de maio na matriz de São José, ruas e bairros da nossa querida Potengi foi bastante animada com a presença dos fiéis , para celebrar o mês de "Maria" mãe de Jesus.




Este ano o evento e tradicional celebração aconteceu durante a tarde deste dia 31 de maio e a noite a coroação de Nossa Senhora marcou mais uma noite potengiense que reuniu uma grande quantidade de católicos e várias crianças acompanhada dos pais defronte a Igreja Matriz em uma das maiores celebração religiosa do município.

Para assistir as imagens clique no site na opção [VIDEOS].


Padre Cicero Caboclo

Entenda:
A Coroação da Virgem ou Coroação de Maria é um assunto da arte cristã, especialmente popular na Itália nos séculos XIII a XV, continuando popular até o século XVIII e além. A cena geralmente é retratada da seguinte maneira, Jesus, às vezes acompanhado por Deus Paie o Espírito Santo na forma de uma pomba, coloca uma coroa na cabeça de Maria, proclamando-a Rainha dos Céus. Em versões anteriores, a coroação ocorre no paraíso na forma de um tribunal terrestre, composto por santos e anjos. Em versões posteriores, a coroação é vista por figuras sentadas em nuvens e o paraíso é retratado como o céu. Embora a coroação da virgem seja aceita na Igreja Ortodoxa, a coroação sendo feita por Deus não o é. Maria às vezes é mostrada, na arte cristã oriental e ocidental, sendo coroada por um ou dois anjos.

No início do período gótico o assunto se tornou comum e teve grande participação no aumento da devoção a Maria, sendo um tema frequente para a sobrevivência das pinturas de painéis italianos do século XIV, feitos de um modo geral para acompanhar o altar lateral de uma igreja. A grande maioria das igrejas católicas tinham (e ainda têm) um altar lateral ou "capela da Senhora" dedicado a Maria. É tradição da igreja católica os rituais conhecidos como coroações de Maio, onde figuras humanas colocam uma coroa em uma imagem da virgem Maria.

Ivanildo Souza/Repórter Cidadão/Fm 104.9 Mhz - Potengi,Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...