SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Salitre poderá ter usina eólica


O município de Salitre, a cerca de 530 quilômetros de Fortaleza, poderá ter uma usina de energia eólica, ou seja, gerada pela força dos ventos. O coordenador da Fundação Maria Antônia Rosa Ribeiro, Agenor Manoel Ribeiro, disse que há mais de dois anos vem sendo estudado, na cidade, a instalação de uma usina eólica para atender a toda a região da chapada do Araripe, além de beneficiar outros estados circunvizinhos.

Com base neste intuito, a Câmara Municipal e a Fundação Maria Antônia Rosa Ribeiro fizeram uma audiência publica para discutir com a sociedade este assunto. A ideia é que o parque eólico seja instalado mediante um acordo entre os proprietários de terra e a Prefeitura, que, como contrapartida, melhoraria as estradas da cidade, além de regularizar a situação fundiária dos terrenos.

A área tem potencial para a produção deste tipo de energia devido aos fortes ventos e à altitude – Salitre está a quase 700 metros acima do nível do mar. Segundo os estudos feitos pela Fundação, a obra geraria até três mil pessoas empregos, em sua fase de construção, e, com o parque funcionando, até mil vagas de trabalho.

Ribeiro disse que a ideia é empregar o que há de mais moderno no processo de tecnologia da energia eólica, cujas vantagens vão desde fato de ser uma fonte renovável de energia como de ser não poluente. Além de Salitre, os municípios de Campos Sales, Araripe, Potengi, por serem geradores de mão de obra, poderão beneficiar-se economicamente com as torres de energia eólica.

 (com informações de Amaury Alencar)

Fonte: Jornal O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO DA ENFERMAGEM: gestores insistem em não transferir valores complementares em alguns estados

Muitos técnicos e enfermeiros ainda não recebem o piso salarial integral Foto: José Cruz/Agência Brasil Bahia e Pernambuco são alguns desse...