SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sábado, 24 de agosto de 2013

128 cidades do Ceará têm prioridade para receber médicos do governo


No Ceará, 128 cidades estão na lista de prioridades para receber profissionais do programa do governo federal Mais Médicos. Segundo o Ministério da Saúde, a lista de cidades prioritárias é feita com base na carência de profissionais de cada município. O ministério alerta que a lista não é definitiva e qualquer cidade pode se candidatar a receber médicos pelo programa.

Em todo o Brasil, 1557 cidades são prioritárias para receber servidores pelo Mais Médicos, 1.042 delas na região Nordeste. Ainda segundo o ministério, o "foco" do projeto é atender municípios de "grande vulnerabilidade", sendo 1.290 cidades de alta vulnerabilidade social, 201 cidades de regiões metropolitanas, 66 cidades com mais de 80 mil habitantes de baixa receita pública per capita e 25 distritos de saúde indígena.

O governo federal publicou no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (9), a medida provisória e os editais com as regras do programa "Mais Médicos", que visa ampliar o número de profissionais de saúde em municípios no interior do país e nas periferias das grandes cidades. O projeto vai permitir o trabalho de profissionais estrangeiros ou de brasileiros que se formaram no exterior sem a necessidade de revalidação do diploma.

Além da medida provisória e dos dois editais - um para a adesão de médicos e outro para a adesão de entes federados -, foi publicada uma portaria dos ministérios da Educação e da Saúde com as diretrizes para a implantação do programa e um decreto que estabelece o comitê de monitoramento das ações.

Entre as novidades anunciadas está a estimativa de abertura de cerca de 10 mil vagas para médicos em regiões carentes, que vão receber bolsa federal de R$ 10 mil. O governo ainda vai determinar a quantidade exata de vagas. A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do “Mais Médicos” estejam atuando no país.

Segundo o governo, a prioridade será preencher as vagas do programa com profissionais brasileiros. Os postos de trabalho remanescentes serão completados com estrangeiros.

Médicos estrangeiros ou brasileiros formados em universidades fora do país que forem selecionados para o novo programa ficarão isentos de realizar o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida, ao optarem pelo registro temporário de médicos, que será concedido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

No caso dos estrangeiros, será obrigatório que eles participem de um curso de três semanas, em uma universidade federal que tenha aderido ao programa, onde serão avaliadas por professores as capacidades técnica e de comunicação. Sendo aprovado, eles serão inscritos no Conselho Regional de Medicina do estado em que vão trabalhar.

Abaiara
Acaraú
Acopiara
Alcântaras
Altaneira
Alto Santo
Amontada
Antonina do Norte
Araripe
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barreira
Barro
Barroquinha
Beberibe
Bela Cruz
Boa Viagem
Camocim
Campos Sales
Canindé
Capistrano
Caridade
Cariré
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catarina
Caucaia
Cedro
Chaval
Choró
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Ererê
Fortaleza
Frecheirinha
General Sampaio
Granja
Guaiúba
Guaraciaba do Norte
Hidrolândia
Ibaretama
Ibiapina
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itapajé
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Madalena
Marco
Martinópole
Massapê
Mauriti
Milagres
Miraíma
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Nova Russas
Novo Oriente
Ocara
Orós
Pacajus
Palmácia
Paraipaba
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Penaforte
Pentecoste
Pereiro
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Porteiras
Potengi
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Redenção
Reriutaba
Saboeiro
Salitre
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
São Benedito
São Luís do Curu
Senador Pompeu
Senador Sá
Solonópole
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tejuçuoca
Trairi
Tururu
Umari
Uruburetama
Uruoca
Varjota
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará

G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Beber durante as refeições faz mal? Engorda? Especialistas respondem

Quando feita de forma errada, a combinação de comida e bebida pode causar mal-estar, refluxo e gases; veja como evitar quadro Por Lara Caste...