SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sábado, 17 de agosto de 2013

População em Campos Sales sofre com água ruim


A seca que afeta a agricultura atinge também a saúde da população que está consumindo uma água de péssima qualidade. O açude Poço da Pedra, no município de Campos Sales, perto da divisa entre os estados do Ceará e do Piauí, está secando a cada dia que passa. A água que resta, além de pouca, está absolutamente imprópria para consumo humano. Todos os dias, seis caminhões abastecem a cidade de Campos Sales, que tem uma população de 30 mil habitantes.

A população, todavia, está reclamando da qualidade da água, que, segundo eles, tem trazido inúmeras doenças para as suas famílias. Como consequência disso, moradores da região reclamam da situação e pedem o apoio do governo. De acordo com eles, a água fornecida tem mau cheiro e, mesmo fervida e filtrada, ainda é fonte inesgotável de doenças.

O prefeito do município de Campos Sales, Moésio Loiola, reconhece que a situação é preocupante. “Nós estamos em calamidade pública, porque a água que há no reservatório, além de estar imprópria ao consumo, tem trazido consequências graves para a população”.

O prefeito também reconhece que a água tem aspectos negativos, como mau cheiro e cor esverdeada. “É necessário que o governo do Estado e o governo Federal nos socorram, caso contrário, a coisa poderá piorar cada vez mais. Além de estarmos assistindo a seca campeando em todo o município, estamos vendo o povo fadado a não ter recursos para comprar o bem mais valioso que é a água”, desabafa o gestor.

Cheiro insuportável

A trabalhadora rural Aparecida Rodrigues, que reside na zona rural de Campos Sales, disse que a situação está complicada porque a água que as pessoas estão recebendo dos carros-pipas que vem do açude Poço da Pedra tem gosto muito ruim. “É uma água fedorenta, esverdeada, mas a gente consome, mesmo com medo, porque não temos alternativa”. Aparecida relata, também, que “não temos condições de comprar uma água de boa qualidade para consumir. Eu, meus filhos e o meu marido estamos consumindo está água, e as crianças já estão tendo diarreias”. A trabalhadora conta que, o mau cheiro é tão insuportável que “quando o carro-pipa chega e coloca a água nas cisternas, não aguentamos o fedor”. Desesperada, ela conta que não sabe mais o que fazer. “O pior de tudo isto é que nem dinheiro eu tenho para consumir uma água potável de boa qualidade”, finaliza. (com informações de Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aiuaba: Açude Benguê sangra após 13 anos

O Açude Benguê, localizado no município da Aiuaba sangrou no início da noite deste domingo (14/04), após um período de 13 anos. O reservatór...