SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

COISAS DA MINHA TERRA



Estranha fragrância...

As gerações mais novas não imaginam quão provincial era a nossa Campos Sales há 50 anos. Basicamente duas ruas, as atuais, Julio Norões e Bárbara de Alencar, sem uma pedra de calçamento. A praça da Matriz e a Hélio Lima, o bar Caracol, na” bomba”, e o de Miguel Cortez ( meu pai) na praça da Matriz. Um recém instalado posto de gasolina de Antonio Cassimiro, e a ponte sobre o riacho caldeirão se constituíam em atrações para as visitas e passeios das moças “soçaites” ao final da tarde!

Festas na cidade, longe uma das outras, ocorriam na Prefeitura, ou no próprio bar do Sr: Miguel, transformado em clube. No interior do município os “forrós”, então chamados de “sambas” eram raros. Quando havia, eram animados por sanfoneiros da região, que dentre muitos, se destaca o famoso Chico Triunfo, que tanto tocava bem quanto bebia muito. A noticia de “samba”corria os quatro cantos do município, de boca em boca e, ao contrário de hoje, tinha início logo ao escurecer e findava com o raiar do sol, sob tênue iluminação de candeeiros e puxado a muita bebida “quente”,preferentemente, conhaque “São João da Barra” e a “Rabo de Galo” ( mistura de cachaça com o vermute Cinzano).

Anunciada há muitos dias, só se falava num “samba” que iria acontecer nos “Inhamuns”, reduto da tradicional e importante família Feitosa, conquanto envolvia dois atrativos extras: o toque do sanfoneiro Chico Triunfo e a relativa segurança proporcionada pela respeitada família. O deslocamento se dava através de cavalos, à pé, e os mais abastados, de jeep, meio de transporte, com os quais a cidade contava com três ou quatro exemplares, um dos quais, à época, de aluguel, pertencia ao saudoso Toinzinho Simão, era sempre requisitado para o transporte dos sanfoneiros, em face da responsabilidade e pericia demonstradas pelo proprietário e “choufer”, submetido a várias horas de viagem em estrada da pior qualidade.

Tudo pronto. Veículo revisado e abastecido com bebida para o sanfoneiro e auxiliares e na comitiva, o sempre presente o também saudoso Salim Simão, comerciante e pessoa muito querida na cidade e irmão do Sr: Toinzinho. Saíram cedo, e no declínio do sol estavam sendo recepcionados por muitos festeiros espalhados pelo terreiro da casa.

Ao escurecer, sob gritos de alegria dos presentes, ecoou serra a dentro o ronco dos 120 baixos interpretando conhecida melodia do Rei do Baião. E logo a espaçosa sala de barro batido e aguado se encheu de pares dançando. Donzelas rodopiavam fogosas no salão. O cheiro do perfume barato misturava-se ao aroma da bebida evaporada. Era muito suor e muito mais alegria. Chico Triunfo caprichava, Tocava Luiz Gonzaga, intercalando alguma marchinha de campanha política. O cheiro forte do cigarro brabo tomava conta do salão.

Lá pras tantas, uma desavença. No terreiro escuro, salvo o espaço correspondente à porta, iluminado pela tênue luz das lamparinas da sala, lâminas de facas, espelhavam no preto da noite. E eis que de repente, estampidos de rabo-de-égua (pistola calibre 22 de dois tiros) cortam o silêncio da encosta da serra, provocando incontrolável alvoroço.

Salim, a esta altura e logo na primeira escaramuça, marcou lugar para se abrigar. Era deficiente físico e por isso, precavido, marcara uma cerca próxima para se proteger que ao transpor com dificuldade, escorregou numa vara lisa de marmeleiro, indo cair da outro lado , no exato momento em que novo tiro, agora de espingarda lazarina ressoa sobre sua cabeça.

Contidos os brigões, após alguns minutos, volta a sanfona a tocar. Salim, porém, trêmulo e em estado de choque grita desesperado pelo seu irmão. – Toinzinho!...Toinzinho!!!.... E este ao responder e buscando localizar o autor dos gritos, foi se aproximando no escuro. Próximo da “vítima” interroga – O que foi Salim? - E Salim aos berros: - Meu irmão, meu irmão, diga-me logo..... sangue fede a m...........? E Toinzinho, de pronto – Fede, sim porque? E Salim ainda deitado...... pois corra logo e me socorra com pressa ... me leve pra Dr: Meton

pois estou todo ferido!!!




Brazcortez. 06.02.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Edital de concurso da Seplag é divulgado com salário inicial de R$ 14 mil e 52 vagas; veja detalhes

Oportunidades estão distribuídas entre os cargos de analista de Gestão Pública e analista de Planejamento e Orçamento Escrito por Redação Le...