SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 11 de março de 2014

PROJETO ATO IMEDIATO DE ARARIPE FOMENTA PRODUÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA



Araripe. Criado para fomentar a produção artística e cultural em um dos mais importantes equipamentos deste município, o Teatro Governador Miguel Arraes, o projeto Ato Imediato- Mostra de Repertório Teatral do Cariri tem-se destacado como ferramenta motriz na produção de peças teatrais e na descoberta de novos talentos, a partir de oficinas ministradas em bairros carentes da cidade.

Além de oferecer capacitação na área artística, o projeto também é responsável pela contratação de grupos de teatro profissional que atuam na região do Cariri, possibilitando a difusão da arte e a manutenção de diversos grupos em atividade. A ação visa atender, principalmente, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, alunos da rede pública de ensino, e beneficiários de programas sociais criados pelo governo federal, como o Programa Bolsa Família.

As ações são efetivadas dentro do município e vão desde a apreciação da arte, a formação de plateias, a democratização do acesso à arte e a cultura, uma vez que todos os trabalhos são realizados com a comunidade carente da cidade. Além do público adulto, jovens e crianças também fazem parte das oficinas ministradas através do projeto. Após o aprendizado, graças à experiência adquirida por meio da vivência na montagem de espetáculos, ensaios e apresentações, muitos se mantêm em atividade e até criam novos grupos culturais no município.

O Ato Imediato- Mostra de Repertório Teatral do Cariri foi criado em 2010 e desde a sua formação conta com apoio da Prefeitura Municipal, responsável, inclusive, pela manutenção financeira de diversos cursos de formação oferecidos à população atendida pelo projeto. "A participação do poder público vem sendo importante desde o desenvolvimento das primeiras ações", diz Hélida Correia, uma das coordenadoras do projeto.

Formação

Segundo ela, o Ato Imediato já formou mais da metade dos moradores locais. A maioria das pessoas que passaram por oficinas oferecidas pelo projeto reside em comunidades carentes. "O talento da população de Araripe é nato. Impressiona o poder de absorção das pessoas, principalmente dos mais jovens e das crianças, e a capacidade que elas possuem em atuar e compreender o que as produções teatrais desejam transmitir ao público espectador", avalia.

Hélida frisa que o trabalho realizado nas comunidades tem objetiva o estudo, a formação e a vivência nas áreas de artes cênicas que levem ao público à valorização da cultura local e regional. Para tanto, as oficinas oferecem aos participantes a oportunidade de conhecimento da produção cultural através de pesquisas e do acompanhamento feito por professores atuantes nas áreas de artes cênicas.

As aulas resultam na preparação e formação de atores e técnicos (sonoplastia, iluminação, cenografia, maquiagem, músicos, audiovisual); montagem, apresentação e circulação de espetáculos teatrais, musicais, de dança e circo. As apresentações acontecem tanto no Teatro Governador Miguel Arraes como em escolas públicas da rede municipal, na sede e na zona rural de Araripe. "É uma maneira que o projeto encontrou de atrair, também, jovens potencialidades artísticas que residem na zona rural do município", explica Hélida.

Enriquecimento

Além disso, ela observa que a valorização da cultura local também é buscada através do resgate, difusão e afirmação da identidade cultural do município e região; formação de grupos de artes cênicas e técnicos para atuarem na área através dos cursos, oficinas e seminários, montagem e circulação de espetáculos pelos grupos locais, aprendizado e ampliação da visão artística através de apresentações de grupos profissionais do Cariri.

Conforme a coordenadora, o Ato Imediato - Mostra de Repertório Teatral do Cariri pretende consolidar-se como uma importante ferramenta de arte e cultura, preparada e equipada para montar e receber espetáculo, bem como desenvolver e qualificar o público local com o objetivo de oferecer a sua população o prazer de conhecer e apreciar a arte a e cultura, indispensáveis no desenvolvimento da própria cidadania, aliando entretenimento, informação e cultura e, ainda, promovendo o fortalecimento da identidade cultural da nossa cidade e da nossa região.

"A importância deste projeto dentro do município vai desde a apreciação da arte e a formação de plateias à democratização do acesso à arte e a cultura, uma vez que trabalhamos com toda a comunidade carente. Também é fundamental ressaltar a construção da identidade da população, por meio da valorização dos grupos artísticos locais e regionais, e a geração de renda para esses grupos graças à oportunidade da apresentação das montagens já existentes" ressalta Hélida, avaliando, também, o caráter preventivo do projeto.

O projeto foi contemplado com o edital de Pontos de Cultura do Ministério da Cultura e Secretaria Estadual de cultura e é desenvolvido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Araripe, em parceria com a prefeitura e a Universidade Patativa do Assaré. Também possui parcerias com o Banco do Nordeste e com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

A realização do projeto é vista pela comunidade como um divisor de águas. Antes da efetivação das oficinas não havia muita opção de lazer e entretenimento à maioria das crianças e jovens do município. A partir da realização da iniciativa e, ainda, graças ao número de cursos e treinamentos oferecidos, pelo menos uma oficina é ministrada mensalmente. Os participantes passaram a receber não apenas algum tipo de ocupação, mas, principalmente, condições para o aprendizado de técnicas relativas a produção artística e cultural.

"O projeto é simplesmente fantástico. Araripe possui um potencial muito grande de produção artística e essa realidade só pode ser descoberta por causa da realização desse projeto", avalia Wagner Araújo Rodrigues, que participa do projeto desde sua efetivação.

Roberto Crispim
Colaborador

Fonte: Site da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...