SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

A expectativa é de que 400 mil romeiros cheguem à "Capital da Fé" até o último dia de procissão, terça-feira próxima (15) Fotos: Elizângela Santos / Rosália Costa

Juazeiro do Norte A segunda maior romaria deste município será aberta oficialmente hoje (10), com expectativa de que 400 mil romeiros cheguem à "Capital da Fé" até o último dia de procissão, terça-feira próxima (15). A romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro, neste ano tem como tema "No caminho do romeiro, Juazeiro é porta da misericórdia".
A festa da "Mãe das Dores", que dentro de sua programação contempla a romaria, foi aberta no último dia 30, com uma grande carreata pelas principais ruas da cidade. A concentração aconteceu na Basílica Santuário, de onde a Imagem de Nossa Senhora das Dores foi conduzida pelo pároco da Basílica, Padre Cícero José da Silva, e seguida por milhares de fiéis em carros, motos e caravanas vindas de outros Estado do País.
CaravanasA fé na "Mãe das Dores" atrai devotos de vários Estados. Cruzar fronteiras e enfrentar horas de estradas não é tido "como sacrifício" para o aposentado Antônio Rodrigues Siqueira da Silva, 63. Ele conta que há seis anos celebra a Padroeira de Juazeiro do Norte. O pernambucano diz que a devoção cresceu após um milagre concedido. "Tenho muita fé em Padre Cícero e em Nossa Senhora das Dores, já alcancei graças que sem Eles, não alcançaria, por isso, me vejo no dever de todos os anos agradecer".
Neste ano, Antônio e outras 17 pessoas chegaram à cidade para participar da carreata no fim de agosto e, alguns deles, ficam até o fim dos festejos. "Somos em 18, alguns não poderão ficar até o fim por questões financeiras, mas eu e meu sobrinho ficaremos até o dia 13, louvando e agradecendo".
Padre Cícero, da Basílica Menor, disse que "é momento de expressar as alegrias e viver as experiências de um Deus misericordioso". O religioso lembrou que "a festa se tornou grande pela fé que move os romeiros de todas as partes do Brasil". Pernambuco é um dos Estados que mais levam romeiros a Juazeiro do Norte, o segundo maior santuário do País.
CrescimentoA romaria é considerada a mais alegre do ano e, também, a que se estende por mais dias, sendo a segunda maior manifestação religiosa da cidade, ficando atrás apenas da Romaria de Finados, que acontece no mês de novembro. Com o grande fluxo de pessoas, a infraestrutura da cidade ainda têm sido um desafio para melhor acolher os romeiros.
Nas semanas que antecederam a abertura da festa, reuniões foram realizadas entre diversos órgãos públicos ligados aos governos municipal, estadual e federal. Questões como segurança, saúde, mobilidade urbana e infraestrutura foram debatidos nos encontros.
A Comissão Permanente de Romaria solicitou aos proprietários dos estabelecimentos que receberão os fiéis, uma "maior atenção aos hóspedes". Padre Cícero julgou de fundamental importância o engajamento dos cidadãos, apontando problemas e soluções, e pediu que fossem evitadas explorações a fim de que "os romeiros tenham comodidade e encontrem no município a extensão de seus lares".
Mesmo com a festa iniciada no dia 30 de agosto, a data da romaria fica estabelecida para os cinco últimos dias dos festejos. Portanto, as reservas de hotéis e pousadas ficam concentrados, em sua grande maioria, no fim de semana, entre os dias 11 e 13. Os bairros do Socorro e Centro são os mais procurados, devido à proximidade da Basílica e ao Centro de Apoio ao Romeiro. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) garantiu que o abastecimento nessas áreas será intensificado.
Comércio em altaO presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro, Michel Araújo, aponta uma estimativa de crescimento de até 3% nas vendas, se comparado com o mesmo período do ano passado. Ele destaca que "a romaria renova a esperança dos comerciantes, que muitas vezes estão desmotivados". Os segmentos de vestuário, brindes, e artigos religiosos devem ser os mais movimentados. "Como essa é a romaria que abre o ciclo de visitações em Juazeiro, a partir de agora os lojistas precisam estar cada vez mais atentos as necessidades desse público, para não deixar faltar o que eles necessitam, e com isso, deixar de concretizar bons negócios", alertou.
A CDL acrescenta que é importante "renovar o estoque e, em alguns segmentos, até contratar mais colaboradores, sem esquecer da inovação". Para Michel Araújo, além disso tudo, o comerciante não pode esquecer do principal: "todos devem ser bem receptivos com esse povo que chega com tanto carinho à nossa capital da fé, isso sem dúvida, faz a diferença".
O trabalho informal também estará em alta durante a romaria. Mais de três mil vendedores ambulantes ocuparão a cidade até o dia 15. Para garantir melhor fluidez no trânsito e segurança aos romeiros, algumas áreas serão desocupadas. Na rua da Matriz, ao lado da Basílica, onde se concentra um grande número de devotos, por exemplo, não será permitida a presença de vendedores.
Eles devem fazer um cadastro, pagando uma taxa de R$ 30, em média. Aqueles que não tiverem de acordo com os critérios da Secretaria de Meio Ambiente do Município estarão inaptos à comercialização. A pasta atuará com 13 fiscais, além do apoio da Polícia Militar.
Trabalho infantilSerá realizada, ainda, durante a romaria, uma campanha socioeducativa, com abordagem social e busca ativa, visando coibir a exploração do trabalho infantil. Idealizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a ação objetiva conscientizar a população sobre os possíveis danos físicos, emocionais e sociais para as crianças e adolescentes submetidos a essa prática de exploração do trabalho. Hoje, as atividades serão iniciadas com uma Blitz nas imediações do Centro. Nas demais datas, as abordagens e buscas ativas acontecem nos pontos com maior aglomeração de peregrinos, contando com equipes compostas por assistente social, psicólogos e educadores sociais.
SegurançaEssa será a primeira romaria em meio às operações das equipes do Batalhão de Policiamento, Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), com cerca de 70 homens e um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) baseado em Juazeiro. Além disso, outros 150 policiais militares, sendo 80 locais, mais 20 de companhias do Cariri e outros 20 do Batalhão de Policiamento de Eventos estarão em pontos estratégicos com maior fluxo.
Saiba MaisDia 10 - quinta-feiraParóquia de São Francisco das Chagas, Confraria de Nossa Senhora do Carmo.
Acolhedor da Imagem: Colégio Medalha Milagrosa, na Rua São Bento, 1032, de onde sairá a Imagem às 18h.
Dia 11/9 - sexta-feiraParóquia Nossa Senhora de Fátima (Crato), Pastoral da Pessoa Idosa, Senhoras da Caridade e Abrigo Nossa Senhora das Dores.
Acolhedor da Imagem: Residência de Fernando e Daniele, na Rua do Cruzeiro, 1031, de onde sairá a Imagem às 18h.
Dia12/9 - sábadoParóquia São João Bosco, Capela Nossa Senhora das Candeias, Estados do Ceará, Maranhão, Tocantins, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte.
Acolhedor da Imagem: Residência de Juscelino, na Rua Manoel Tavares, 253 - Bairro Vila Real, de onde sairá a Imagem, em carreata, às 17h30.
13/9 - DomingoLegião de Maria, Fundação Leandro Bezerra de Menezes, Carroceiros e
Família Bezerra de Menezes.
9h: Missa com as Crianças Romeiras.
Acolhedor da Imagem: Fundação Leandro Bezerra de Menezes na Rua São Pedro, S/N, de onde sairá a Imagem - Procissão dos Carroceiros às 17h.
19h: Missa na Praça da Basílica.
14/9 - Segunda-feiraPastoral Diocesana de Romarias, Associados da Congregação de Nossa Senhora,
Cônegas de Santo Agostinho, Estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Sergipe, Consciência
Negra, Catequese e Escola Fé e Vida.
9h: Missa com a Juventude Romeira.
15h: Procissão dos Carros (de frente ao 2ºBatalhão ).
Acolhedor da Imagem: Residência de Marcos Tavares e Ana Maria na Rua Padre Cicero, nº 246, de onde sairá a Imagem às 18h.
15/9 - Terça-Feira - ENCERRAMENTO
5h: Missa na Basílica Santuário.
7h: Missa na Basílica Santuário e na Capela do Socorro.
9h: Missa Solene do dia de Nossa Senhora das Dores na Basílica Santuário.
12h: Despedida dos Romeiros na Basílica Santuário.
15h: Missa na Basílica Santuário.
17h: Solene Procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Basílica
Santuário pelas ruas: Padre Cícero, Alencar Peixoto, São Pedro e Praça do Romeiro.
18h30: Encerramento com a Bênção do Santíssimo Sacramento.
19h: Show Pirotécnico
Mais informações:Secretaria da Basílica de Nossa Senhora das Dores
Endereço: Rua Padre Cícero, 147 Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511-2202

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO CARLOS....: MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PARA 2025, COM 32 CLUBES.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFI 2025 COM 32 CLUBES, CAMPEÕES DE TODOS OS CONTINENTES.  DO BRASIL, JÁ CONFIRMADOS: PALMEIRAS, FLAMENGO E FLUMINENSE...