SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 17 de novembro de 2015

GOVERNADOR E MINISTRO DA EDUCAÇÃO ANUNCIAM MEDIDAS DE MELHORIA PARA A EDUCAÇÃO NO CEARÁ

O governador Camilo Santana e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, anunciaram, na manhã desta quarta-feira (28), medidas de melhoria para a educação no Ceará, durante a entrega do Prêmio Escola Nota Dez, no Centro de Eventos, em Fortaleza. A premiação entregue hoje destacou o mérito de 274 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados do 2º e 5º ano do ensino fundamental, segundo os dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece) 2014.
“Eu e a vice-governadora Izolda Cela, a quem me honra ter a responsabilidade de dividir o comando do Estado, por ser uma mulher de referência na educação do Brasil, somos professores e servidores públicos de carreira. Entendemos que o único caminho para se ter um Ceará melhor e de mudanças profundas é através da educação. A educação é prioridade do nosso governo, pois ela se dissemina para todas as outras áreas”, elogiou o governador para cerca de seis mil pessoas, entre prefeitos, secretários municipais, diretores, professores e alunos de todos os municípios cearenses que prestigiaram o evento. Com uma grande festa, em ritmo de gincana escolar, cada município recebeu seu título de Escola Nota Dez em reconhecimento aos esforços de elevar o nível de aprendizagem das nossas crianças.
Para coroar a festa, o governador Camilo anunciou 3 iniciativas, que serão enviadas como forma de projeto de lei para a Assembleia Legislativa: a ampliação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) até o 9º ano do ensino fundamental no Estado; a destinação de parte do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a área da educação; e a criação de uma premiação específica para os municípios com melhores resultados no Spaece, além do prêmio em dinheiro que já é entregue às escolas. Desta forma, o Governo do Estado destinará mais recursos ainda para o investimentos na educação nessas cidades que se destacarem nas avaliações.

Impressionado com a recepção do povo cearense durante a solenidade, o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, destacou a melhoria do ensino e o crescente número de investimentos no setor no Estado. “Não tenho dúvidas que esta premiação é a maior festa que temos no Estado do Ceará. Hoje, o Ceará é o estado que mais cresce no Brasil. E são vocês que ajudam a faz esse país crescer, pois é através do esforço de cada um de vocês que teremos um futuro ainda mais promissor para o Brasil. O Estado é conhecido como a Terra da Luz. Garanto que a luz de tudo é a educação. Então, atualmente, vocês são a luz da educação, pois é o Ceará lidera e é o que mais avança nos resultados da educação no Brasil. Eu retorno ao Ministério com mais motivação, muita satisfação e alegria. E pode anotar: no ano que vem, o MEC vai entrar também nessa premiação! Vamos chegar a uma forma de incentivar ainda mais as escolas do Ceará!”, reforçou emocionado o ministro.
Referência em educação, a vice-governadora, ex-secretária de Educação e criadora do PAIC, Izolda Cela ficou também emocionada por ver a calorosa receptividade e, principalmente, pelos positivos resultados. “Eu fico emocionada com toda essa festa. Estamos comemorando os resultados e, principalmente, a aprendizagem da criança e o sucesso da escola. O Brasil nos desafia para termos um país cada vez melhor. Para que nos façamos bem a parte que cabe aos gestores públicos, precisamos fazer uma plantação de ações estruturais e eficientes para termos uma boa colheita de resultados. Fico feliz em saber que cada professor, coordenador, diretor tem feito um trabalho em conjunto para melhorar a educação do seu município. Esta festa só reforça que estamos seguindo rumo ao caminho correto”, salientou Izolda.
Vencedoras do Prêmio Escola Nota Dez

Entre as escolas premiadas neste ano, foram destacados os três primeiros lugares com melhor desempenho na alfabetização (Português e Matemática). Do 2º ano, são elas: a Escola Estadual Jorge Hildo Furtado Leite, de Novo Oriente, em terceiro lugar; Escola Estadual José Mariano de Melo, de Ipueiras, em segundo lugar; e a Escola Estadual Zacarias Cordeiro de Paulo, de Reriutaba, em primeiro lugar. Já entre as do 5º ano, foram premiadas: a Escola Maria Laura Soares Frota, de Massapê, em terceiro lugar; Escola Francisco Pedro Barbosa, de Pedra Branca, em segundo lugar; Escola Deputado Manuel Rodrigues, Reriutaba, em primeiro lugar.
O prêmio é destinada a até 150 unidades escolares públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa); e até 150 unidades escolas públicas de 5º ano, com base no Índice de Desempenho Escolar (IDE 5). Ao todo foram avaliadas 212.860 crianças de mais de 4 mil unidades escolares da rede cearense.
Outras homenagens
Além das escolas que receberam o Prêmio Escola Nota Dez, os municípios do estado também foram homenageados. Receberam destaque de méritos as 173 cidades que atingiram a média de “alfabetização desejável” no 2º ano do Ensino Fundamental; os 34 municípios que atingiram a média de “proficiência adequada” em Língua Portuguesa e Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental; as 9 cidades que mantiveram bons resultados na alfabetização das crianças entre 2007 e 2014; e os 10 municípios que mais apresentaram crescimento significativo também neste período.
Ainda durante a cerimônia, foi realizada a entrega da homenagem de Honra ao Mérito Póstuma para o professor Edgar Linhares. Nascido em Santa Quitéria, o docente era membro do Conselho de Educação do Ceará desde 1987, presidindo o órgão entre 2007 e janeiro deste ano. A filha do professor recebeu a homenagem, destacando serviços e ações dedicadas a educação em seus 60 anos de magistério.
Autor: Da redação com Ascom/Gov/Fotos: Queiroz Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Urca divulga resultado final do concurso para professor efetivo

A Universidade Regional do Cariri (URCA) disponibilizou o resultado do concurso para Professor Efetivo da instituição. O edital contemplou 1...