SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

DE HOJE ATÉ QUARTA-FEIRA DE CINZAS 3.140 agentes reforçam segurança no Carnaval



A SSPDS garante que o policiamento ordinário da Capital, utilizado no dia a dia, será mantido sem redução




O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, disse durante coletiva de imprensa que a Polícia será posicionada conforme os registros de crime e a locomoção das pessoas pelo Estado ( Foto: Reinaldo Jorge )
00:00 · 24.02.2017 por Emanoela Campelo de Melo - Repórter
Clique para ampliar

Os eventos relacionados ao Carnaval que serão realizados no Ceará devem contar com o reforço de 3.140 agentes de segurança. A informação divulgada em coletiva, na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ontem, detalha a ação pensada para o feriadão, que costuma concentrar uma grande quantidade de foliões em espaços públicos.

As equipes de apoio destinadas a complementar a segurança no feriado prolongado dão início à 'Operação Carnaval 2017' às 18h de hoje e vão até as 6h do dia 1º de março, Quarta-Feira de Cinzas. A SSPDS ressalta que todas as 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado terão presença de reforço.

O responsável da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), delegado Fernando Menezes, ressaltou que, desde ontem, estão sendo deslocados agentes das Forças de Segurança Pública para as cidades do Interior do Estado.

No total, o efetivo é de 2.103 policiais militares, 324 policiais civis, 615 bombeiros militares, 36 peritos forenses e auxiliares e 62 servidores das Coordenadorias da SSPDS. Aproximadamente mil profissionais desta equipe de reforço foi designada a atuar em Fortaleza.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, lembrou que o "policiamento ordinário da cidade, utilizado no dia a dia, será mantido, e sem redução, no Carnaval". Sobre os locais de concentração do contingente, Costa acrescenta que o policiamento ostensivo será posicionado de acordo com a dinâmica da locomoção dos que transitam pelo Estado, junto à observação de onde há aumento de crimes.

Estradas

O plano operacional prevê a atuação de 601 policiais do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) nas estradas. "Teremos 23 pontos fixos, cinco postos avançados, 20 postos volantes, 58 motos, 20 guinchos, 68 viaturas e 44 etilômetros. Os policiais da PRE estarão juntos com o Detran", disse o coordenador da Copol.

Das cidades interioranas, 60 contam com o reforço da PM nos dias de folia. Dentre elas, Cascavel, Aracati, Beberibe, São Benedito, Camocim, Paracuru e Jijoca de Jericoacoara.

Além das delegacias que atuam em regime de plantão, há reforço da Polícia Civil em oito delegacias regionais: Aracati, Beberibe, Camocim, Baturité, Paracuru, Acaraú, São Benedito e Guaramiranga. Todas, de acordo com a SSPDS, com delegados, escrivães e inspetores.

O Corpo de Bombeiros Militar também integra a operação Carnaval e, de acordo com a Pasta, deve estar presente em praias com maior aglomeração turística e nos locais com presenças de lagos e lagoas.

Costa ressalta que acidentes como colisões e afogamentos podem ser evitados com a prevenção da embriaguez. O secretário também lembra que é indicado evitar expor objetos de valor pessoal em locais aglomerados, assim como é recomendado não reagir, em caso de assalto.

Em 2016, o Estado do Ceará registrou 53 Crimes Letais e Intencionais (CVLIs) durante o Carnaval, 10 deles em Fortaleza. Quando comparados a igual período dos anos anteriores, o número reduziu: Em 2015 foram 76 homicídios. No ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar atendeu durante feriado prolongado 8.919 ocorrências, destas, foram registradas sete mortes por afogamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...