SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

terça-feira, 30 de maio de 2017

Eficiência será o foco do Seminário de Prefeitos

As principais preocupações e os desafios dos gestores municipais serão tratados no evento

00:00 · 30.05.2017 por Honório Barbosa - Colaborador
Image-0-Artigo-2248329-1
Como no ano passado, o Seminário de Prefeitos 2017 será realizado no Centro de Eventos do Ceará ( Foto: Kid Júnior )
Iguatu. Gestão eficiente. Este é o tema central do Seminário Prefeitos Ceará 2017, nos dias 5 e 6 de junho, em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, no Pavilhão Leste, 1º Mezanino. Os gestores municipais vivem a expectativa de participação do evento, que neste ano terá atividade paralela com palestras e minicursos, sob a responsabilidade da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece).
O vice-presidente da Aprece, Nilson Diniz, prefeito do município de Cedro, na região Centro-Sul do Ceará, será um dos palestrantes do evento sobre a temática da arbovirose. "Neste ano, os casos de chikungunya estão muito elevados e há necessidade de controle do vetor, do mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue e zica vírus", observou. "As técnicas de controle são conhecidas, mas vou falar da nossa experiência de êxito e mostrar que essa é uma luta permanente".
As principais preocupações e os desafios dos gestores municipais serão tratados durante o evento. "No ano passado, participei do Seminário e foi muito positivo", frisou Nilson Diniz. "Com certeza, neste ano teremos oportunidades de debater temas relacionados com o dia a dia da administração, os problemas a serem enfrentados".
p
Necessidade de informação
Para Nilson Diniz, não basta apenas o prefeito ter boa vontade, mas é preciso ter informações, uma boa equipe técnica, com experiência em administração pública. "Se um profissional da educação ou da saúde tem conhecimento, demonstra capacidade em sua atividade privada, vai ficar perdido se assumir uma função pública, sem conhecer a legislação, as diretrizes do setor", observou. "Eu defendo a ideia de que gestores passem por formação específica após o período eleitoral; deveria até ter caráter obrigatório, curso, treinamento em gestão pública".
Para Nilson Diniz, o Seminário será um momento importante para a discussão dos desafios e dos problemas comuns aos municípios. "Tudo que promove mobilização, discute coletivamente os problemas é bom", frisou. Diniz observou que traz preocupação a descontinuidade administrativa. "Durante, após o período eleitoral e no início de uma nova gestão, observamos perda de continuidade de programas, ações", frisou. "Até o novo secretário conhecer e superar os problemas leva um tempo".
O vice-presidente da Aprece acredita após as eleições de outubro de 2017, com a renovação de 80% dos prefeitos, no Ceará, houve quebra da ação de controle dos focos do mosquito Aedes aegypti. "A interrupção do trabalho após a eleição e no início deste ano contribuiu para o quadro de infestação atual em muitos municípios", observou.
Temáticas
Mobilidade urbana, infraestrutura, gestão do lixo, habitação, energia, educação e saúde serão temas abordados durante o Seminário. Neste ano, a Aprece terá uma sala paralela com a oferta de minicursos e palestras sobre assistência social, seguro safra, piso do magistério, fóruns de Educação, ensino infantil e parcerias com instituições públicas e privadas.
Um dos desafios que chamam a atenção dos prefeitos é o crescente aumento das despesas frente à estabilidade das receitas. "O controle de gastos e a exigência de uma boa gestão devem ser observados", disse o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, prefeito do Município de São Benedito, na Chapada da Ibiapaba (Serra Grande).
O Seminário Prefeitos Ceará é uma iniciativa da Prática Eventos, em parceria com o Jornal Diário do Nordeste, Aprece, Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino (Funcepe) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM).
Aperfeiçoamento
A diretora geral da Prática Eventos, Enid Câmara, destaca que a temática central do evento neste ano é a gestão eficiente. "Os novos gestores municipais precisam ter capacitação, saber o que fazer com os recursos das prefeituras e nós estamos ofertando, sem custo, a possibilidade de aperfeiçoamento para os prefeitos, os gestores, os secretários e o corpo técnico em geral", pontuou Enid.
Discussões
d
"Teremos oportunidades de debater temas relacionados com o dia a dia da administração e os problemas"
Nilson Diniz - Vice-pres. da Aprece/Prefeito de Cedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...