SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Projeto da UFCA oferece assistência técnica gratuita para autoconstrutores da Região do Cariri

FOTO: Monteiro tijolos
A questão habitacional está ligada diretamente à oportunidade de acesso a uma condição de vida melhor, sobretudo à estrutura da moradia. Em busca disso, nasceu um instrumento prático criado pela população a partir do desejo de adquirir de forma informal a casa própria, a chamada autoconstrução. Essa atividade é caracterizada pela realização de obras e reformas sem o apoio técnico de engenheiros e arquitetos, justificada pela limitação de recursos para contratação de profissionais qualificados, resultando assim em uma falsa sensação de economia.
Esta prática tem levado a um crescimento vertiginoso e desordenado das cidades, com construções irregulares, em locais de risco e até mesmo com falta de estrutura, o que suscita reais ameaças à vida. Esse fato tem gerado inquietações para os gestores públicos de todas as esferas sociais além da comunidade acadêmica.
A partir dessa problemática surge a necessidade de um acompanhamento técnico para melhor valorizar esse instrumento de grande poder social, promovendo progresso nos padrões de qualidade e durabilidade das edificações, bem como a própria regularização dos lotes de terrenos e das atividades da construção.
Como forma de socializar os conhecimentos adquiridos dentro da universidade, o Escritório Habitar, formado por estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria com estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, inicia um novo projeto na Região do Cariri, objetivando orientar e planejar obras junto à população baixa renda em Juazeiro do Norte e cidades circunvizinhas.
A proposta é fornecer assistência técnica gratuita aos autoconstrutores, caracterizando assim a autoconstrução assistida. Os estudantes, supervisionados pelos professores Erwin Ulises Lopez Palechor e Celme Torres Ferreira da Costa, buscam identificar e intervir nos principais problemas associados a estas construções, elaborando projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural, além de um planejamento financeiro. A ação possui a meta de atender diretamente cerca de 20 famílias da região do Cariri.
Além disso, o Escritório também prestará serviços de consultoria através da regularização de edificações já existentes, com o objetivo de possibilitar a legalização dos imóveis para seus proprietários. Para se cadastrar como beneficiário, o interessado deve preencher um formulário e se enquadrar nos critérios socioeconômicos estabelecidos. Mais informações e o formulário de cadastro estão disponíveis no site http://escritoriohabitar.ufca.edu.br          (Site Cariri - Ceará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...