SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Prouni oferta 4.353 bolsas de estudo no Ceará

O Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, oferece 4.353 vagas de bolsas de estudos em universidades, centros universitários e faculdades do Ceará. As inscrições para o processo seletivo do programa serão realizadas de 6 a 9 de junho de 2017. O resultado da 1ª chamada acontece no dia 12 de junho. A comprovação de informações é de 12 a 19 de junho. Já o resutado da 2ª chamada no dia 26 de junho. O Ceará é o quarto estado com maior número de bolsas.

Bolsas por cursos
Os dez cursos com maiores bolsas fornecidas são administração (14.273); pedagogia (10.191); direito (8.606); educação física (7.843); ciências contábeis (7.648); enfermagem (5.441); engenharia civil (5.416); gestão de recursos humanos (4.482); engenharia de produção (3.355) e psicologia (3.180).

Critérios de elegibilidade
Para ter o direito a bolsa do Prouni, o estudante precisa ter participado do Enem de 2016, tendo obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame e nota diferente de zero na redação; além de ser brasileiro nato ou naturalizado sem diploma de curso superior. E ter cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

No Prouni existem dois tipos de bolsa. A integral e a parcial. A primeira é para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já a parcial para estudantes com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante pode escolher até duas opções de bolsa de acordo com o seu perfil. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema do Prouni calcula e divulga a nota de corte para cada curso. Durante o período de inscrições, o estudante pode alterar suas opções de bolsa quantas vezes desejar.                 (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...