quarta-feira, 12 de julho de 2017

Governo Federal prevê antecipação de repasse do Fundeb para o Ceará




Nesta terça-feira (10), o presidente Michel Temer anunciou a criação de um grupo de trabalho com membros dos Ministérios da Fazenda e da Educação para estudar a antecipação de repasse do Fundeb para o Ceará. A decisão foi tomada em audiência após uma apresentação dos impactos causados aos municípios cearenses que sofreram com o corte de R$ 164,5 milhões referente ao valor excedente de 2016.
A reunião contou com a presença dos ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Mendonça Filho (Integração), do deputado federal Danilo Forte, do presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e prefeito de São Benedito, Gadyel Gonçalves, do ex-prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, e de parlamentares da bancada do Maranhão que também procuram alternativas para o Estado.
Danilo Forte explica que a proposta apresentada busca “garantir a liberação de parcela única, no valor de R$ 85,8 milhões, referentes aos seis últimos meses do ano, com o objetivo de assegurar recursos e evitar um colapso na educação dos municípios".
De acordo com a Aprece, diversas prefeituras cearenses não estavam preparadas para o corte e por isso demandam soluções. “Acreditamos que a antecipação das parcelas pode reduzir os efeitos negativos do ajuste do Fundeb auxiliando aqueles municípios que não conseguiram nem pagar a folha”, afirma Gadyel Gonçalves.
Segundo o ex-prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, o novo grupo de trabalho será responsável por analisar a melhor forma para atender a demanda e apresenta-la ao presidente da república. Ainda segundo ele uma opção é a publicação da decisão por Portaria no Diário Oficial da União (DOU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acidente de moto deixa duas vítimas fatais na cidade de PIO IX na noite desta sexta feira 21

Maycon Brenno em 21 de julho de 2017 Na noite desta Sexta-feira (21), um grave acidente nas proximidades do Posto Fortaleza 3, em Pio IX, ...