SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Saúde é alvo de críticas no plenário da Assembleia




quinta-feira, 06 de julho 2017



A questão da saúde pública foi tema predominante, ontem, nos debates realizados na Assembleia Legislativa. Com a proximidade do recesso legislativo, temas relacionados aos redutos tendem a ficar mais presente na tribuna na Casa. Isto porque os deputados retornam às suas bases e são confrontados com as demandas municipais.

A deputada Dra. Silvana (PMDB) usou a tribuna para denunciar uma “omissão de socorro” ocorrida, segundo ela, no Hospital de Barroquinha. A parlamentar informou que, há mais de duas semanas, uma paciente de 89 anos aguarda uma cirurgia. A idosa sofreu uma “fratura da diáfise do fêmur”. Segundo a peemedebista, inicialmente a idosa foi transferida para o município de Sobral e, em seguida, retornou para o Hospital de Barroquinha onde, agora, aguarda pelo procedimento médico em casa.

“É desumana uma situação com essa senhora, um desrespeito não só com ela, mas com todos. Eu fiquei com vontade de fechar aquele hospital”, disse Silvana, acrescentando que situações semelhantes ocorrem diariamente em outras unidades hospitalares do Ceará. Ela disse ser urgente a realização de auditorias em todos os hospitais, para garantir a eficácia do atendimento aos pacientes.

O deputado Renato Roseno (PSol) disse que uma assessoria jurídica pode realizar uma representação junto ao Ministério Público, argumentando “omissão do Estado”. E, em relação às auditorias, Roseno frisou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) pode realizar, pois, segundo ele, a Corte de Contas não trabalha apenas no sentido contábil, mas também na averiguação da prestação dos serviços públicos à população.

Já o deputado Tomaz Holanda (PPS) rebateu críticas a cerca do funcionamento do Hospital Regional de Quixeramobim. O parlamentar afirmou que, diferentemente do que tem sido dito por deputados de oposição, o Hospital Regional do Sertão Central, localizado em Quixeramobim, está em “pleno funcionamento”. Segundo ressaltou, o governador Camilo Santana tem cumprido com o compromisso assumido para a unidade de saúde. O parlamentar afirmou que, em breve, o hospital estará apto a atender as demandas de Quixeramobim e de todos os municípios vizinhos.

De acordo com ele, dos 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) que o hospital dispõe, dez já estão prontos para serem utilizados. Além disso, o hospital realizou, entre janeiro e julho deste ano, 1.800 atendimentos de diversas especialidades e mais de 300 cirurgias. “O hospital está funcionando e aqueles que dizem que o Ceará não tem atendimento de alta complexidade, podem ir lá verificar”, asseverou ele.

Farmácia popular
O fechamento das farmácias populares pelo Governo Federal também foi pauta de discussão. O deputado Dr. Santana (PT) condenou a ação. De acordo com o parlamentar, o programa alcançava 4.185 municípios, beneficiando uma população de aproximadamente 39 milhões de pessoas. “Todos os movimentos que o Governo Federal faz, tem alguma coisa errada por trás”, salientou ele, ressaltando que, ao aprovar o limite dos gastos públicos, advertiu que isso traria repercussões desagradáveis a população.

A deputada Mirian Sobreira (PDT) afirmou que está “assustada” com o desmonte dos serviços de saúde para os mais carentes. “O Governo está tirando direitos diariamente, e os mais necessitados são os mais prejudicados. Precisamos proteger essa população. Em breve, teremos um país de miseráveis que não poderão sobreviver”, frisou ela.

Já a deputada Fernanda Pessoa (PR) manifestou apoio à luta por melhores condições de saúde e sobrevivência aos portadores da Distrofia de Duchenne, um tipo de doença genética degenerativa e incapacitante. A parlamentar informou que iniciou uma mobilização junto às primeiras-damas e ao programa federal Criança Feliz, para que seja ofertado um tratamento adequado e diagnóstico precoce nos estados brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...