SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Multidão lota Praça da Basílica para festejos de São Francisco




Até o próximo dia 3 de outubro, a cidade de Canindé ficará completamente tomada por romeiros de todas as localidades nordestinas para os festejos franciscanos ( Foto: Alex Pimentel )




Canindé Repetindo a tradição fortalecida ao longo de dois séculos, uma multidão lotou a Praça da Basílica de São Francisco das Chagas, em Canindé, para prestigiar a abertura dos festejos em homenagem ao santo protetor dos sertanejos. Ainda era madrugada, mas à medida que frei Marconi Lins, acompanhado de um grupo de religiosos clamava aos devotos para entoarem cânticos de louvor mais romeiros de todo o Ceará e do Nordeste iam chegando para assistirem ao hasteamento da bandeira santa e participarem da celebração eucarística anunciando o início das novenas.
No momento do hasteamento da flâmula franciscana acompanhada de um espetáculo pirotécnico, os devotos mais dispostos disputavam espaço para beijarem e tocarem o tecido que se manterá tremulando até o dia 5 de outubro junto com as bandeiras Nacional e do Município.
Era apenas o início da festa programada pela Paróquia Santuário de Canindé, onde está localizado o maior santuário franciscano da América Latina. Mesmo assim, a emoção já era contagiante. Quem ia chegando fazia o sinal da cruz e passava a acompanhar a multidão acenando com as mãos e O tema deste ano é "Francisco, restaura a minha Igreja". Logo após o encerramento da primeira missa, às 5h30, parte dos romeiros adentrou à Igreja Matriz; outros seguiram para a Casa dos Milagres, situada ao lado, onde os devotos depositam as provas da interseção de São Francisco nas suas vidas. Os mais cansados procuravam descanso nos abrigos espalhados pela cidade, nos hotéis e nos ônibus. Até nas praças encontraram um aconchego, armando as redes. Alguns conseguem acolhida nos lares de moradores.
Novenas
Nesta segunda-feira, a partir das 18 horas, serão realizadas as novenas na Praça dos Romeiros, seguindo no mesmo horário até o dia 3 de outubro. As confissões, também no mesmo período, ocorrerão das 6 horas às 11 horas e das 14 às 17 horas no Complexo São Damião, ao lado da Basílica onde também haverá batizados, das 10 às 15 horas.
Já as missas, na Quadra da Gruta, serão às 5h, 7h, 9h, 11h, 16h, com celebração de encerramento no mesmo dia, às 9 horas e às 17 horas procissão com a imagem de São Francisco e, no dia seguinte, ao meio-dia, arreamento da bandeira na Praça da Basílica.
A expectativa dos paroquianos para os festejos deste ano é de mais de um milhão de romeiros. A estrutura receptiva, incluindo abrigos e banheiros, foi ampliada, e a segurança reforçada. Além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, a Autarquia Municipal de Trânsito, a Guarda Municipal e equipes da Secretaria de Saúde do Município foram reforçadas para atenderem os visitantes. O objetivo é assegurar tranquilidade e evitar infortúnios para os visitantes.
Enquete
Porque você é devoto de São Francisco?
"Somos um povo altamente religioso e buscamos um santo que se identifique com as nossas necessidades. E São Francisco de Assis atende as minhas. São Francisco é o santo dos pobres, aprendi quando ainda era criança e busco nele a minha segurança porque é um santo milagroso"
Francisco Antônio da Silva
Artesão
"Desde criança acompanho meus pais nesta peregrinação a Canindé e aprendi a confiar em São Francisco como meu protetor. Para quem tem fé em Deus e sabe que São Francisco é a imagem de Cristo, seu filho, que retornou ao meio de nós, busca nesse santo a proteção divina"
Lúcia Silva
Agricultora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PISO DA ENFERMAGEM: gestores insistem em não transferir valores complementares em alguns estados

Muitos técnicos e enfermeiros ainda não recebem o piso salarial integral Foto: José Cruz/Agência Brasil Bahia e Pernambuco são alguns desse...