SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Crise da mandioca desativa casas de farinha em Salitre



O desemprego de 5 mil trabalhadores agrava os problemas sociais de um dos municípios mais pobres da região SulSalitre. A crise na produção da mandioca afeta a produtividade de farinha no município de Salitre, maior produtor da região e 13º município do Estado com o maior índice de pobreza, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A insuficiência da safra é a principal causa para o fechamento das unidades produtoras, que consistiam numa importante atividade econômica fotos: Amaury Alencar
Segundo avaliação dos produtores, cerca de 5 mil pessoas estão desempregadas e mais de 100 casas de farinha estão fechadas. O principal fator de crise do setor é a estiagem, com queda substancial na produção da matéria-prima. A economia da cidade está sendo afetada e os comerciantes sentem o impacto em 70% de suas vendas.

Segundo o produtor de farinha de mandioca, Elias Antonio Albuquerque, há em torno de 5 % das casas de farinha em funcionamento, porem em situação precária, sem a matéria prima para o seu funcionamento que é de baixa qualidade, visto que toda a produção ainda sofre a pouca aceitação no mercado. embora as casas de farinha estejam funcionando apenas com 20 %" de sua capacidade. visto que em torno de 95 % destas casas de farinha se encontram fechadas, aguardando uma nova safra da colheita", diz ele. Mas os produtores já adiantam a queda na safra em torno de 50 %.

Redução
A área de plantio da mandioca é em torno de 16 mil hectares. O município tem uma população em torno de 16 mil habitantes, onde 70% sobrevive da cultura da mandioca.







Para amenizar o impacto dos prejuízos, os produtores de farinha de Salitre chegaram a comprar a mandioca de outros estados, como Alagoas, e São Paulo , para suprir a falta do produto e não ver praticamente parada a produção.







Mesmo assim, avaliam que não é de boa qualidade e chega às casas de farinha vencido. Atualmente, a produção está alcançando em torno de 8 sacas por hectares.

Os produtores aguardam apoio da administração local a compra de equipamentos, adubos e manivas, usada no plantio.

Qualidade







Elias disse que a farinha produzida no sul e sudeste do país, não é orgânica, e ainda suga o dinheiro do Cearense, para as regiões mais ricas do Brasil, o que contribui para aumentar a pobreza no município.

Para o produtor, há uma necessidade de investimentos governamentais em uma atividade mecanizada e com mais tecnologia, para facilitar a competitividade de mercado, com os produtores do sul do Brasil.

"Com investimento em máquinas mais moderna, passaremos a produzir mais barato, porque toda a cadeia produtiva envolve desde a geração do emprego e renda, passando a movimentar o comércio e a todas as demais fontes econômicas", avalia. A pecuária acaba sendo também beneficiada com o produto, além das granjas, com a casa da mandioca para o alimento dos animais.

São quase 3 mil famílias que vivem diretamente dentro das roças de mandioca. Nas cidades de Araripe, Salitre e Campos Sales, essa produção chega a atingir cerca de mais de 10 mil pessoas.
Escassez

O prefeito do município de Salitre, Rondilsom Ribeiro de Alencar, enfatizou que apesar das circunstâncias da seca, a mandioca é ainda uma das maiores fontes produtoras de renda.

Com dois anos de escassez do produto, o prefeito enfatiza o período de dificuldades. Ele destaca os prejuízos na cidade, e diz que para superar o drama está buscando recursos junto ao governo do Estado para tentar superar a problemática. Ele prevê com isso, mais incentivo no próximo ano para o plantio da mandioca. "A salvação ainda está sendo os programas governamentais como o seguro safra, onde os produtores que perderam suas plantações estão recebendo estes incentivos governamentais", diz o prefeito.

Na sede do município, há 27 casas de farinha paradas, gerando um grande número de desempregados. ", porque de fato a seca está avassaladora, avalia. Os técnicos da secretaria de Agricultura já estão em busca de sementes e ramas para que possam ser plantadas no próximo ano.

O produtor rural Elias Nogueira, afirma que a maior dificuldade que há no município de Salitre, está sendo a falta d água potável de boa qualidade para o consumo. devido os poços perfurados não oferecer água de boa qualidade. enquanto, esse problema não é solucionado, o produtor a ponta que a população está sendo afetada e tendo que desembolsar recursos próprios para comprar água que vem do Estado de Pernambuco, a um custo de 200 reais a carrada de um caminhão pipa com 6 mil litros, enquanto a lata d água está sendo sendo comercializada ao valor de hum real. , a população sofre esse problema secular, e podem ser observados a verdadeira indústria de comercialização com a venda d água, para a população por parte destes proprietários de carros pipas, que hoje passam a ter uma renda rentável,e com isso já ampliam a sua frota de caminhões pipas.







Estratégia"A salvação ainda está sendo os programas governamentais como o Seguro Safra para os produtores"
Rondilsom Ribeiro de Alencar
Prefeito de Salitre

"Com investimento em máquinas mais moderna, passamos a produzir mais barato com geração do emprego e renda"
Elias Antônio Albuquerque
Produtor

Mais informaçõesPrefeitura Municipal de Salitre
Rua São Francisco, S/N
Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 3537.1196

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...