SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Estações móveis para a zona rural


00:00 · 10.11.2017 por Alex Pimentel - Colaborador
Quixadá. Cinco Estações Móveis de Tratamento de Água (ETAs) começarão a atender comunidades rurais do Interior do Ceará onde a situação do abastecimento para consumo humano está muito crítica, nas zonas rurais do Ceará em situação de emergência. Os equipamentos, adquiridos em Israel, por convênio do Governo do Estado com o Ministério da Integração Nacional, foram apresentados ontem, em Fortaleza, pelo governador Camilo Santana.
A ideia principal é transformar a água imprópria de pequenos poços e reservatórios em água para o consumo humano. As máquinas, três delas, vão circular pelas comunidades rurais mais afetadas pela falta de água acompanhada cada uma de três carros-pipas, uma caminhonete tracionada para rebocar a ETA e apoiar a operação e acessórios necessários ao funcionamento, como caixa d'água e material de análise, explicou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Dedé Teixeira.
Essas Estações Móveis atenderão cerca de 600 comunidades beneficiadas pelo Projeto Paulo Freire. As águas tratadas pelas ETAS serão armazenadas nas cisternas dos beneficiários do Projeto, desenvolvido nos municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Parambu, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá, Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral, Varjota e Irauçuba.
As outras duas máquinas serão utilizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no tratamento de águas com altos índices de salinidade, inclusive água do mar.
Capacidade
Com operação de 15 horas por dia, cada unidade pode dessalinizar, descontaminar e purificar até 75 mil litros de água bruta e transformá-la em água potável. Será o suficiente para abastecer sete cisternas com media de 8.000 litros cada. Essa carga será dimensionada em função do mês, considerando a distância para o período da quadra chuvosa cearense. Com as três ETAs, 28 cisternas poderão ser abastecidas por dia, em média.
Elas começam a operar ainda neste mês, conforme as informações da SDA. Ainda conforme a Secretaria, o investimento nas cinco Estações Móveis de Tratamento foi de R$ 1 milhão. Foram investidos mais R$ 5 milhões para aquisição dos 15 carros-pipas, caminhonetes, acessórios extras e capacitações.
Recomendado Para Você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de quinta (28)

Escrito por Redação , jogada@svm.com.br  Confira os jogos desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024 Legenda: Palmeiras enfrenta o Novorizo...