SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Mães cadastradas no Bolsa Família tem direito de receber valor extra durante e após gravidez


Durante a gestação, muitos são os medos e anseios que passam pela cabeça da mulher: a saúde do bebê, a mudança na própria vida, da dinâmica familiar e a preparação para este novo papel que passará a desempenhar. Junto com um novo bebê, nasce também uma nova mãe. E essa fase única na vida da mulher requer uma atenção especial. É para suprir as necessidades que esse período demanda que, entre os benefícios adicionais oferecidos pelo Programa Bolsa Família, estão o Benefício Variável Gestante (BVG) e o Benefício Variável Nutriz (BVN), concedido durante 15 meses, sendo nove de gestação e seis de amamentação. Ambos criados em 2011 pelo governo federal.

“Os benefícios variáveis tem o intuito de dar autonomia as mulheres, garantindo a saúde da mãe e do bebê, elevando a renda familiar e possibilitando a realização de um pré-natal qualificado”, explica o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fernando Pereira. Os dados sobre a gestação são inseridos no Sistema do Bolsa Família na Saúde, para que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) efetue o pagamento das parcelas mensais R$ 39. Em 2016, em todo o país, o benefício foi concedido a 594 mil mães.


“Para receber o recurso, é necessário que a mulher inicie o acompanhamento com a equipe de atenção básica de saúde no município, que registra a data da última menstruação e a encaminha gestante para a realização do pré-natal. É obrigatória a realização de consultas e exames pré-natal, de maneira a permitir o desenvolvimento adequado das crianças, mesmo antes do nascimento, e assim melhorar as perspectivas de desenvolvimento futuro”, diz Fernando Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...