SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Projeto da UFCA oferece auxílio gratuito para construção de casas para famílias de baixa renda

Projeto da UFCA oferece auxílio gratuito para construção
de casas com família da baixa renda.FOTO: Rafael Demarco
Um grupo de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) mantém um projeto que representa o início do sonho da casa própria para famílias de baixa renda no Cariri. 

O Escritório Habitar desenvolve, desde 2014, projetos arquitetônicos, elétricos, estruturais, hidro-sanitários e orçamentos, tudo sem custo algum para os futuros moradores.  Toda a ação envolve a problemática de construções irregulares e levando em consideração o alto valor da contratação de engenheiros para construções.

O Habitar parte da Pró-Reitoria de Extensão da universidade, e conta com 18 estudantes, 15 de Engenharia Civil e três de Arquitetura. Todas as etapas do projeto têm acompanhamento de professores da UFCA Erwin Ulises Lopez Palechor e Celme Torres Ferreira da Costa. A ação possui a meta de atender diretamente cerca de 20 famílias da região do Cariri, atualmente seis estão em andamento.

NA PRÁTICA
O auxílio oferecido pelos estudantes do escritório vai desde a elaboração das plantas estruturais, instalações hidráulica, elétrica e arquitetônica, orçamento, cronograma da construção, acompanhamento da obra até a orientação da compra dos materiais de modo sustentável, seguro e econômico.

A maioria das construções iniciam por contra própria dos futuros moradores, sem nenhum tipo de orientação, ocasionando construções sem segurança, sem conforto e qualidade estrutural, diz um dos estudantes que faz parte do projeto.

Para se tornar beneficiário, os candidatos devem possuir renda familiar mensal de até R$ 2.811,00 (três salários mínimos) e solicitar a construção de residências unifamiliares – térreo e área máxima construída de até 80 m². O cadastro está disponível no site do Escritório Habitar: 
escritoriohabitar.ufca.edu.br/2017/04/20/venha-para-o-escritorio-habitar/           (Site Miséria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO CARLOS....: MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA PARA 2025, COM 32 CLUBES.

MUNDIAL DE CLUBES DA FIFI 2025 COM 32 CLUBES, CAMPEÕES DE TODOS OS CONTINENTES.  DO BRASIL, JÁ CONFIRMADOS: PALMEIRAS, FLAMENGO E FLUMINENSE...