SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Atriz global Karla Karenina participa de festival cultural de enfrentamento à hanseníase em Campos Sales


Matéria 08:36:00

O município de Campos Sales, no Ceará, receberá, na sexta-feira (1º de dezembro), o Festival Hanseníase Diversão e Arte, promovido pelo núcleo do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) de Juazeiro do Norte em parceria com a administração municipal. O festival é realizado anualmente há 15 anos, e tem como objetivo disseminar, através da arte e da cultura, informações sobre a hanseníase, seus sintomas e o tratamento. A atriz Karla Karenina, que interpretou a personagem Dita na novela “A Força do Querer”, é uma das artistas confirmadas.


Neste ano, a proposta está sendo levada à população de Campos Sales a fim de estimular a procura pelos serviços de saúde e possibilitar o diagnóstico precoce da doença do município. “Vamos divulgar de forma criativa os sinais e sintomas da doença e, com isso, esperamos gerar demanda espontânea, contribuindo com as equipes de Estratégia de Saúde da Família na quebra de cadeia de transmissão e, consequentemente, buscando eliminar a hanseníase como um problema de saúde pública no município”, explica o coordenador do Morhan de Juazeiro, Faustino Pinto.


A ação integra o projeto “Desconstruindo Conceitos”, com apoio financeiro e institucional da NHR Brasil, que tem como enfoque trabalhar as ideias sobre a hanseníase antes que elas se transformem em conceitos fechados e equivocados sobre a doença. “O maior problema em relação à hanseníase é a desinformação. Quando as pessoas têm acesso amplo ao fato de que se trata de uma doença tratável e que tem cura, o preconceito deixa de ser um problema, ele não se multiplica”, defende Faustino.


Além da participação da atriz Karla Karenina, com a sua personagem humorística “Meirinha”, a programação do festival inclui apresentação da Banda Municipal de Campos Sales e fala oficial da prefeitura, além de shows de dança, humor e música de artistas do Crato, de Juazeiro e de Campos Sales. O evento acontece das 7h30 às 13h, do dia 1º de dezembro (sexta-feira), na Escola Técnica Profissionalizante de Campos Sales.


Saiba mais:


A hanseníase é uma doença infecciosa, de evolução crônica (muito longa) causada por um microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo. É muito importante diagnosticar a doença logo no início. Ninguém que tenha a doença precisa se afastar da sociedade, nem deixar de trabalhar ou ficar perto de sua família, porque tão logo seja iniciado o tratamento a doença deixa de ser transmissível. Hanseníase tem cura!


Sinais e sintomas mais comuns da hanseníase:


Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo.


Área de pele seca e com falta de suor.


Área da pele com queda de pelos, mais especialmente nas sobrancelhas.
Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade (dormências, diminuição da sensibilidade de ao toque, calor ou dor).


Sensação de formigamento na pele, principalmente das mãos e dos pés.
Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.


Edema ou inchaço de mãos e pés.


Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
Úlceras de pernas e pés.


Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
Contatos para mais informações:
Comunicação Morhan (jornalista Nanda Duarte): (21) 96724 9138

Morhan Juazeiro (coordenador Faustino Pinto): (88) 99904 6036 (Site Cariri-Ceará.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...