SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ

SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ
SISTEMA FECOMÉRCIO CEARÁ 75 ANOS

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Título de eleitor digital é lançado; mais de 3 milhões estão aptos no Ceará


TRE-CE informa que os cartórios eleitorais de Caucaia, Jaguaribe e Morada Nova funcionarão aos sábados para efetuar o cadastramento biométrico



por Diário do Nordeste / Estadão Conteúdo

Mais de 3 milhões de cearenses estão aptos a utilizar o título digital ( Foto: Reprodução / TSE )
O Tribunal Superior Eleitoral lançou, nesta sexta-feira (1), o título de eleitor digital, o e-título. O aplicativo está disponível para smartphones com sistema operacional Android e, em breve, será disponibilizado para IOS.

O e-título poderá ser apresentado em substituição ao título eleitoral físico na hora de votar, apenas nos casos de eleitores que possuem identificação biométrica - índice que chega a 47,55% no País.

Conforme divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o índice de eleitores cearenses que já fizeram o cadastramento biométrico chega a cerca de 63%, o que representa mais de 3 milhões de pessoas aptas a utilizar o título digital. O eleitorado do Estado é composto por mais de 6 milhões de pessoas.




Segundo a coordenadora de administração do cadastro eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, dos 184 municípios cearenses, 105 já possuem 100% do cadastramento biométrico. Deste número, 62 foram cadastrados ainda em 2016, e o restante neste ano.

Em Fortaleza, onde o registro da biometria ainda não é obrigatório, 32% do eleitorado já foi cadastrado.

Os Estados que possuem taxas de cadastramento acima de 90% são Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Piauí, Roraima, Sergipe, Tocantins.

Os menores índices de eleitores cadastrados biometricamente estão nos Estados de Rio de Janeiro (12%), Minas gerais (18%), Mato Grosso do Sul (24%), Mato Grosso(35%) e Espírito Santo (36%). Apenas 2,19% dos eleitores com domicílio no exterior já têm identificação biométrica.

O TSE espera ter em 2022 todo eleitorado com biometria e pretende ter um documento único para o eleitor.

Atendimento

Os serviços de atendimento ao eleitor foram retomados, no dia 22 de novembro, em nove postos de atendimento do Tribunal na Capital. O Tribunal recomenda que o eleitor fortalezense faça o seu cadastramento antes da obrigatoriedade, para evitar filas.

O TRE-CE informou que a Central de Atendimento de Caucaia e os cartórios eleitorais de Morada Nova eJaguaribe estão funcionando também aos sábados, pela manhã, das 8h às 12h, para o recadastramento biométrico de eleitores.

O município de Caucaia, que tem o segundo maior eleitorado do Estado do Ceará, já recadastrou 56,3% dos eleitores com biometria. Aos sábados, o atendimento é feito na Central de Atendimento ao Eleitor de Caucaia: Rua Cel. Correia, 1540 – Centro.

O TRE-CE, por meio da Portaria Conjunta nº 12/2017, determina o atendimento ao público em dias desábado, durante os meses de dezembro deste ano, janeiro e fevereiro de 2018, com exceção do recesso forense (de 19 de dezembro a 6 de janeiro de 2018), para coleta de dados biométricos nos três municípios que estão em revisão do eleitorado. Durante a semana, de segunda a sexta-feira, o atendimento aos eleitores acontece das 8h às 17h.

Confira os pontos de atendimento em Fortaleza:

- Central de Atendimento ao Eleitor (Av. Almirante Barroso, 601, Praia de Iracema): das 8 às 17 horas
- Vapt Vupt de Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408): das 8 às 17 horas
- Vapt Vupt de Antônio Bezerra (Rua Demétrio Menezes, 3750): das 8 às 17 horas
- Shopping Benfica (Térreo - ao lado da Casa do Cidadão): das 8 às 17 horas
- Shopping RioMar Fortaleza (loja 2152 B, no piso L 2): das 10 às 19 horas
- Shopping Del Paseo (loja 116 do Piso L1): das 10 às 19 horas
- Shopping Parangaba (loja 192 do Piso L1): das 10 às 19 horas
- Shopping RioMar Presidente Kennedy (Piso L2 – Área de Conveniência e Serviço): das 10 às 19 horas
- Shopping Iguatemi (Loja 55 do Piso L1 – Acesso 04): das 10 às 19 horas


FONTE DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Redução de vereadores em 10 municípios do CE pode evitar gasto de ao menos R$ 4,8 mi em salários

A perda de assentos nas Câmaras Municipais pode ocorrer devido à diminuição da população das cidades Escrito por Alessandra Castro , alessan...